terça-feira, 18 de outubro de 2022

EM BUSCA DO CISNE PERDIDO!

 




Peraltices da infância são como joias falsas que uma astuta senhora mistura com uma ou outra joia verdadeira em sua canastra para disfarçar e protege-la da sanha de empregadas ladras. Talvez o leitor um dia encontre alguma peraltice de valor literário entre meus escritos; provavelmente esta, não! As tardes ociosas de uma criança no interior se assemelham à eternidade em duração e em tédio, para quem não sabe teologia ou música, as únicas atividades nela permitidas. Sem ter o que fazer, certo dia eu e meu primo Pedro Rucas resolvemos por em prática um plano já minuciosamente elaborado: capturar um peru do vizinho Zózimo e levá-lo para uma famosa cozinheira, chamada Durvalina, que iria assar a iguaria para nós, quando então, durante os bailes de fim-de-semana, iríamos convidar os amigos para o acepipe no final da noite, angariando, antecipadamente, elogios, prestígio, mimos e até, ingenuamente pensávamos, o afeto das meninas ao nos verem cercados de puxa-sacos e bajuladores durante o baile. O plano era tão simples que o explico já narrando como acontecera, tipo um mapa do exato tamanho de um território que basta abrir o papel sobre as colinas, montanhas e planícies para cada coisa cair exatamente sobre a coisa representada, casas sobre casas, árvores sobre árvores, cancelas sobre cancelas. Nosso vizinho criava perus no pátio lateral da sua residência e apenas um muro manchado por copiosas chuvas separava nossos quintais. O instrumento do crime era simplório e eficaz: uma corda com um laço na extremidade era enfiada dentro de um longo e resistente cano de PVC, ficando só a laçada para fora. Do alto do muro, sorrateiros e sibilando um doce chamado para as aves famintas, jogava-se o laço que, tão logo envolvia o pescoço da ave, era vigorosamente puxado. A cabeça da vítima ficava presa e asfixiada na ponta do cano, por dentro do qual a corda retesada era puxada com força. Enforcado com um gordo Luis XIV, o animal era içado em solene silêncio, salmodiado por uma rezinga lúgubre de pios mochos, vinda das outras aves aterrorizadas com o espetáculo. Agora começava a festa! O banquete e a ostentação criminosa! Nossa ingênua cozinheira caprichava nos temperos e guarnições. A farra era homérica e, ébrios, devorávamos o pobre e saboroso peru nas madrugadas tépidas de Itambé-Ba, sob a vasta concavidade das noites siderais! Abreviei esse relato, pois que a ele outro viera se juntar: um apontamento em um caderno escolar desta época onde eu registrava pensamentos em uma espécie de diário sentimental: nesta época eu havia lido em alguma enciclopédia que os cisnes, próximos de morrer, entoavam um canto sublime e arrebatador, sem paralelos com nada nesse mundo além do mitológico canto das sereias. Rezava o mito que a audição desse canto era uma sensação tão maravilhosa que, por todo o resto da sua vida, o ouvinte privilegiado carregaria consigo uma lembrança capaz de atenuar todas as dores e infortúnios dessa vida, um bálsamo, um elixir feito de sortilégio e encanto só compreendido por quem teve a graça de ouvi-lo. Ouvir esse canto, assim, tornou-se imediatamente para mim uma obsessão, naquela idade onde disputamos com os amigos para ver quem sonha mais alto, quem é capaz de desejar as coisas mais impossíveis. Imaginem, portanto, a minha felicidade quando soube que a prefeitura de Vitória da Conquista, cidade vizinha da que eu morava na época, havia comprado um casal de cisnes e os mantinha soltos, no lago da Praça Tancredo Neves, centro da cidade. Uma tia minha morava bem em frente e eu cuidei logo de planejar um fim de semana em sua casa, quando então iria realizar o meu sonho, mesmo ao preço monstruoso de sacrificar, se preciso fosse, o belíssimo e caro animal. Hospedado no quarto de visitas, cuja janela se abria para uma rua lateral, era possível desta, avistar uma nesga da praça e um canteiro de lírios e nenúfares dentro do lago onde o majestoso casal de cisne singrava. Apaixonei-me pelo animal tão logo vi. Pela primeira vez não tive vontade de comer a carne de uma ave por mim admirada. Era seu esotérico canto a minha obsessão e para tal aluguei de um sonoplasta da antiga Radio Clube, um imenso microfone com o qual pretendia gravar o canto da ave, enforcando-a no mesmo fio que iria transmitir seu peã de despedida para um gravador nas margens do lago. Era um plano macabro e de uma simplicidade originalíssima! O único obstáculo era o vigia! Fleumático, pontual e de um zelo memorável, foi preciso lhe oferecer um sanduíche com um calmante para ele ser vencido e adormecer sobre um banco em frente ao lado, feito um Proteu cansado de tantas metamorfoses na gruta de suas ninfas! Percebendo que, após devorar o acepipe, ele não falava nem ouvia mais nada, declinei vagarosamente o seu corpo sobre o banco e o observei até sua respiração chiar como uma criança em sono profundo.

Imediatamente entrei vagaroso na água gelada do lago artificial e deslizei margeando as bordas limosas e cobertas pelas sombras das palmeiras até me aproximar de um deslumbrante cisne a dormitar com a cabeça enterrada nas níveas plumagens do peito. Acostumado a laçar novilhas nas fazendas do Marçal, joguei o fio do microfone da marca Nagra (a marca então predominante no mercado profissional de sonoplastia) e na primeira tentativa enlacei o régio pescoço que estremeceu e tentou escapar, o que acabou por facilitar mais ainda o ajuste do fio preto em torno do seu pescoço de neve. Exceto a acústica e uma leve microfonia no gravador ligado dentro de uma moita, e o ruído residual de um ronco distante do vigia dopado, o silêncio sepulcral era a tônica. Até a lua se escondeu atrás de uma nuvem escura para não ver o estrupício. Apertei com toda a força do meu braço esquerdo o laço no pescoço do cisne, para lhe estrangular, enquanto, com a mão direita, encostei o microfone para registrar o esperado e mitológico canto da morte. O cisne de olhos azuis abriu o bico e tentou sem sucesso emitir um som. Afrouxei o laço tremendo de emoção e então ouvi a coisa mais inesperada naquela situação. Do bico do cisne saiu a seguinte exclamação:
_ Largue-me, seu psicopata de aves! Sou primo do peru de Zózimo que vc matou lá em Itambé e devorou com os amigos! Fique sabendo que minha carne é dura como tijolo e dá sete anos de azar a quem a come!

Acordei de um salto! Estava dormindo e tudo não passara de um sonho, muito provavelmente nascido de alguma indigestão ornitológica! Tão impressionado fiquei que não consegui dormir mais. Para esperar o dia nascer, apanhei minhas tintas e uma tela e pintei a imagem deste cisne, ou o que parece ser um, antes que a imagem do bicho se apagasse da memória. Esta imagem que ilustra este conto é a tela que pintei então. Ainda hoje, duas décadas passadas, ainda lamento profundamente ter perdido essa tela, quando, em uma de minhas incontáveis mudanças na cidade de Salvador, deixei-a aos cuidados da Drª Vera Príncipe, médica veterinária da UFBa, e dali se extraviou definitivamente. Quem me dera se algum leitor, um dia venha a dar-me notícias desta pintura despretensiosa, mas de estimação! Milagres acontecem!
clique AQUI para ler mais histórias de aves!


Share this post

0 comentários :