sábado, 3 de outubro de 2015

CRÔNICAS CIRCULARES DE UM EX-MARGINAL!


Tempos idos, outro era eu, mas os hábitos eram os mesmos. Como um Kant sem filosofia, eu gostava de, religiosamente, dar um passeio ao fim da tarde, como se arrastado pelo anzol de luz a se por no horizonte. Em uma destas voltas, fui abordado por dois simpáticos policiais extremamente exaltados. Saltaram do carro já me perguntando:

_TA INDO PRA ONDE, TÁ VINDO DE ONDE?


Assim o fazendo para confundir e forçar o suspeito a se denunciar. Como eu sempre ia até uma praça no meu bairro e de lá voltava para casa, para o mesmo lugar de onde havia saído, conviera-me responder como um geômetra, o modo mais claro de se expressar:


_ Estou indo pra onde venho e vindo de onde vou!


Não deu certo. Acusando-me de ironia e desacato, os dois patifes me jogaram no camburão e me levaram preso. Na delegacia me apresentaram a mais linda delegada que já existiu, uma loura platinada de olhos verdes e românticos. Ela perguntou aos soldados o que eu havia feito:


_Abordamos ele, e o sujeito aí veio com uma conversa mole de indo e vindo, de vai e volta, claramente de zombaria e mangando de nós. DESACATO!


A lindona me olhou e perguntou o que eu tinha a dizer. Inspirado na beleza dela, improvisei:


_ Eu pensei que eles queriam saber qual o sentido da existência, porque nascemos, para onde vamos.... Respondi com um verso que havia feito a poucos dias atrás. Disse-lhes:
 



O RESTO DA VIDA /
É VIDA AINDA /
A FRENTE É O VERSO /
A IDA, A VINDA!
Boquirrota, a loira delegada despachou um fulminante olhar para os macacos que tentaram se defender:

_ NÃO FOI BEM ASSIM, NÃO! FOI PARECIDO, MAS COM OUTRAS PALAVRAS! FOI COMO SE....
_ IDIOTAS - Esbravejou a delegada - A CIDADE INFESTADA DE BANDIDOS E VOCÊS ME ACHAM DE PRENDER UM POETA! SOLTEM IMEDIATAMENTE ESSE FIDALGO E DISTINTO TROVADOR!

Em seguida, pondo um cartão na minha mão, me disse:

_Me perdoe! Quem sabe se nessas voltas que o mundo dá a gente não se vê outra vêz!

Vi em seus olhos um par de algemas muito mais poderosas, e desde então dei-me a andar em linhas retas!

₢ CRS
Share this post

0 comentários :