quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

ARGUMENTO de roteiro Longametragem ZUMBIS DO CARIBE!






PROJETO CONTEMPLADO NO EDITAL AUDIOVISUAL
     2014 - SECULT/Ba









ZUMBIS DO CARIBE 
Ou
Fake Comigo Essa Noite!


ARGUMENTO CINEMATOGRÁFICO LONGAMETRAGEM.

SINOPSE: Uma encarniçada luta pelo poder nos primeiros anos da Ditadura Comunista Cubana, protagonizada por Fidel Castro e Che Guevara, ganha contornos farsescos a iludir o povo de Cuba e a União Soviética, parceira e mediadora do conflito.



§  DESCRIÇÃO:

Argumento cinematográfico de longa metragem e temática ficcional. A história se passa na Ilha de Cuba, em sua Capital, Havana, mas com cenas em Moscou, onde se encontra um dos protagonistas, o Comandante Ernesto Che Guevara, e as ruas de Havana onde a comoção do povo humilde à supostas notícias de alternância no poder é documentado (e falseado). Uma comédia de ambientação histórica e francamente arrivista, a zombar de ícones “sagrados” do imaginário latino americano: os Líderes da Revolução comunista Cubana! O Roteiro pode ser visto como um exercício de metalinguagem bem ao gosto da extinta “Novelle Vague” e, ao longo do desenvolvimento, iremos buscar referências estéticas dessa escola que criou gênero na História do Cinema. O que propriamente caracterizaria o exercício de metalinguagem? O fato de ser um filme sobre outro filme, afinal, todas as ações e reações políticas que pontuam o roteiro convergem para a documentação cinematográfica à cargo do agente soviético e cineasta RASPUTINHO que edita e transmite o material filmado para a sede do Politburo soviético. A originalidade ficará a cargo do caráter imprevisível com que o registro documental é concebido: à mercê e sabor dos resultados inesperados das massas populares aos fatos oficiais divulgados. É como se o Protagonista RAUL CASTRO, ao dirigir a trama política também estivesse dirigindo a produção do documentário em co-direção com o cineasta soviético. Mas, e principalmente, a originalidade suposta se deve ao fato de se estar tratando da produção de um MOCKMENTARY, um documentário Fake em terras cubanas, antecipando assim, ficcionalmente, a origem desse gênero que hoje causa tanta discussão nas TV’s pagas, com filmes sobre a existência de sereias e de dragões, cujos fósseis foram descobertos por equipes de conceituados cientistas, e tantos outros, a conferir. A trilha sonora poderá ser um aspecto notável no caso de uma eventual produção do roteiro, visto o caudaloso repertório de gêneros e ritmos musicais típicos da Ilha e de todo o Caribe. Pensamos no antológico Buena Vista Social Club, de Win Wenders, como referência musical. Para finalizar, considerando se tratar de uma comédia sobre figuras lendárias da história mundial recente, propomos também uma tradução simultânea do roteiro, na eventualidade de captação de recursos internacionais ou parcerias.


PERSONAGENS:

FIDEL CASTRO – DITADOR CUBANO

CHE GUEVARA – COMANDANTE REVOLUCIONÁRIO
YURI RASPUTINHO – CINEGRAFISTA e AGENTE DA KGB
RAUL CASTRO – IRMÃO DE FIDEL
NIKKITA KRUSCHEV – SECRETÁRIO DO PARTIDO COMUNISTA DA URSS.
ANA PAVLOVUDA GONZALEZ – INTÉRPRETE RUSSO-CUBANA E ASSISTENTE DO CINEGRAFISTA.
FEITICEIRO VODOO
FUNCIONÁRIOS PALACIANOS E POVO CUBANO
LOCAL: PALACIO DE LA REVOLUCION E RUAS DE HAVANA,
CUBA; KREMLIN, URSS.
ANO: 1963

ARGUMENTO:
The time is out of joint (hamlet)
William Shakespeare

PRESS-RELEASE DE JORNAIS (EM PRETO-E-BRANCO) CONFIRMAM: A REVOLUÇÃO COMUNISTA CUBANA É BEM SUCEDIDA E SE CONSOLIDA NO CONCERTO DAS NAÇÕES. EM UM IMPONENTE E BARROCO PALACETE DE HAVANA, O PARTIDO COMUNISTA PLANEJA UM CONGRESSO ONDE SERÁ DISCUTIDO, EXTRA-OFICIALMENTE, O NOME DO NOVO SECRETÁRIO E CHEFE MAIOR DO GOVERNO REVOLUCIONÁRIO. FIDEL TEM AS RÉDEAS DO PODER, É O NOME UNÂNIME, MAS CHE GUEVARA DIVIDE COM ELE AS GLÓRIAS MILITARES E MANIFESTA SEU INTERESSE EM SUCEDER O COMANDANTE FIDEL. NOS PRIMEIROS DEZ MINUTOS DO FILME, TEMOS A IMPRESSÃO DE SE TRATAR DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A REVOLUÇÃO CUBANA, COM IMAGENS E CENAS CLÁSSICAS DE ARQUIVO E EXALTADA VOZ NARRATIVA ANUNCIANDO O NASCIMENTO DE UMA NOVA ERA DE FELICIDADE E ESPERANÇAS PARA O POVO LATINO AMERICANO. RAPIDAMENTE, INSTAURA-SE A FICÇÃO QUANDO SURGE UM CONFLITO PALACIANO, COM CHOQUES E ESCARAMUÇAS ENTRE ESBIRROS E PARTIDÁRIOS DAS DUAS FACÇÕES. OS MOTIVOS SÃO PLAUSÍVEIS E SE APOIAM EM FATOS REAIS: CHE GUEVARA QUER EXPORTAR A REVOLUÇÃO PARA TODO O CONTINENTE AMERICANO, ENQUANTO O FIDEL PREFERE CONSOLIDAR O NOVO REGIME NO CONCERTO DAS NAÇÕES. ( SEM DIDATISMO, USAREMOS A MÁXIMA DO KARL MARX QUANDO DIZIA ESTE SER TODA REPETIÇÃO HISTÓRICA, UMA GRANDE FARSA): FIDEL E CHE GUEVARA REPETEM O MESMÍSSIMO CONFLITO ENTRE STALIN E LEON TROTSKY, QUANDO STALIN QUERIA CONSOLIDAR O PODER DO PARTIDO NA ESFERA GEOGRÁFICA DA GRANDE RÚSSIA, ENQUANTO TROTSKY QUERIA EXPORTAR A REVOLUÇÃO PARA TODO O PLANETA. A BREVE APRESENTAÇÃO DESSE PARÂMETRO HISTÓRICO, NOS MINUTOS INICIAIS DO FILME SERVIRÁ DE FUNDAMENTO PARA O DESENROLAR DA TRAMA FICCIONAL, ONDE A INSINUAÇÃO DE TER SIDO O CHE GUEVARA ASSASSINADO POSTERIORMENTE NAS SELVAS BOLIVIANAS, SERÁ AlGO MUITO MAIS SUBSTANCIOSO DO QUE UMA MERA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO. O CLIMA ESQUENTA. GUEVARA VIAJA PARA MOSCOU E PEDE A INTERFERÊNCIA DO PREMIER NIKITA KRUSCHEV.


FIDEL CASTRO: EMBRIAGADO PELO PODER, DEMONSTRA A TODO INSTANTE NÃO ACREDITAR QUE A PATUSCADA DE SIERRA MADRE TENHA SIDO BEM SUCEDIDA E INTERCALA A SUA EUFORIA COM SURTOS DE PARANOIA A LHE DESENHAR COMPLÔS IMAGINÁRIOS E ARMADILHAS IMINENTES; DELÍRIOS QUE ELE AFOGA NO ÁLCOOL E NO TABACO ABUNDANTE, ESTUPEFACIENTES QUE LHE PROPORCIONA O TORPOR QUE SEUS ASSECLAS CONFUNDEM COM ASTÚCIA E MENTE ARGUTA  TRABALHANDO.

 CHE GUEVARA: ESPÉCIE DE ROBIN HOOD HISTÉRICO, AFETADO E EXTREMAMENTE VIOLENTO, POSSUI, ESCONDIDO DE TODOS, DEZENAS DE IMAGENS DE JESUS CRISTO DENTRO DE UMA MALA SECRETA, DE ONDE AS RETIRA QUANDO, TRANCADO EM SEU QUARTO, PASSA LONGOS MINUTOS EM FRENTE AOS ESPELHOS IMITANDO A FEIÇÃO DO NAZARENO. É MANÍACO NA MESMA MEDIDA EM QUE O FIDEL É DEPRESSIVO, FORMANDO, OS DOIS, UM PAR DE FRÁGIL EQUILÍBRIO CUJO IMINENTE ROMPIMENTO É ANTECIPADO NAS ARTIMANHAS BURLESCAS E FALSTAFFIANAS EM QUE SERÁ ENVOLVIDO PELAS MAQUINAÇÕES DO IRMÃO DE FIDEL, RAUL CASTRO!


 RAUL CASTRO: A EMINÊNCIA PARDA. MAQUIAVÉLICO MENTOR E ARTÍFICE DE TODA A TRAMOIA. ORGANIZA E ADMINISTRA COM MÃOS DE FERRO A MÁQUINA DO PODER RECÉM-ESTABELECIDO. AGE COM EXTREMA METICULOSIDADE E ENCETA, JUNTO AO ENVIADO RUSSO, O CINEASTA RASPUTINHO, UM INSIDIOSO DUELO ENTRE A PERFÍDIA ESLAVA E A MALÍCIA LATINA. SUAS MAQUINAÇÕES E IMPROVISOS À SERVIÇO DE UMA FARSA SERÁ O PRUMO CONDUTOR DO ARCO DO ROTEIRO. JUNTO À FIDEL CASTRO E CHE GUEVARA, FORMA O TRIO DE PROTAGONISTAS HISTÓRICOS QUE PODERÃO TER SEUS TIPOS E PERFIS ENRIQUECIDOS POR IMAGENS DE ARQUIVO.

NA SEDE DO KREMLIN, EM MOSCOU, CHE GUEVARA EXPÕE OS SEUS ARGUMENTOS. A ARQUITETURA PALACIANA É OPRESSIVA E KAFKANIANA, COM INÚTEIS E CIRCULARES CORREDORES QUE NÃO LEVAM A LUGAR NENHUM. O POLITBURO SOVIÉTICO DECIDE ENVIAR O CAMARADA RASPUTINHO PARA SONDAR A POPULAÇÃO E DESCOBRIR QUEM É O MAIS POPULAR DOS DOIS PRETENDENTES.

RASPUTINHO: PERSONAGEM IMAGINÁRIO. CINEASTA OFICIAL E PRESIDENTE DA ACADEMIA NACIONAL SOVIÉTICA DE CINEMA. POSSUI O PERFIL DOS INTELECTUAIS COOPTADOS PELO GOVERNO DA EXTINTA UNIÃO SOVIÉTICA: É DISSIMULADO, DE FALA DÚBIA E GESTOS REVERENTES. PERSONIFICA AS FORÇAS OCULTAS E O MISTICISMO ESLAVO À SERVIÇO DA MÁQUINA IDEOLÓGICA. EM SUA ALMA SOMBRIA, SEM NENHUM CONFLITO APARENTE, CONVIVE A CONSTATAÇÃO DE ESTAR APODRECIDA A ESTRUTURA DO PODER A QUE SERVE E REPRESENTA, COM OS IDEAIS COMUNISTAS NOS QUAIS PERSISTE ACREDITANDO, VENDO NESTA DECADÊNCIA O DEGRAU PARA A FASE POSTERIOR E INEVITÁVEL DO SOCIALISMO QUE EMERGIRÁ ASSIM QUE O ESTADO ATUAL FOR COMPLETAMENTE NEGADO E SUPRIMIDO (NEGAÇÃO ESTA QUE É A SECRETA MOTIVAÇÃO DA SUA PERFORMANCE NO IMBRÓGLIO DA TRAMA). SUA ALMA DIALÉTICA SERÁ REVELADA NO ÂMBITO DE SUAS FALAS E DO SEU RACIOCÍNIO LÓGICO. PARA ACENTUAR A SUA NATUREZA MUTANTE, PODE SER INTERPRETADO POR DOIS ATORES DISTINTOS E SEMELHANTES. SEU TIPO FÍSICO LEMBRA O MISTAGOGO CORTESÃO RASPUTIN, FAMOSO PERSONAGEM PALACIANO DOS TEMPOS DO CZAR NICOLAU I E DA RAINHA CATARINA!

RASPUTINHO SE INSTALA NO PALÁCIO CUBANO E É ASSEDIADO POR MULHERES, BEBIDAS E PROMESSAS DE DINHEIRO ORIUNDAS DO “STAFF” DE FIDEL, MAS RESISTE HEROICAMENTE E INSISTE EM AVALIAR A POPULARIDADE DO CAUDILHO E DO GUERRILHEIRO. RAUL CASTRO CONCEBE UM PLANO COM FIDEL E O SUBMETE À AVALIAÇÃO DO ENVIADO RUSSO. UM FEITICEIRO VODU ORIUNDO DO HAITI É CAPAZ DE MINISTRAR UMA DROGA QUE PODE DEIXAR FIDEL CATALÉPTICO POR MUITAS HORAS. A MORTE SIMULADA DO LÍDER PERMITIRIA AVALIAR O GRAU EXATO DE COMOÇÃO DO POVO CUBANO. RASPUTINHO SE ENCARREGARIA DE FILMAR AS RUAS, OFICINAS E PLANTAÇÕES CUBANAS E TRANSMITIR AO KREMLIN A COMOÇÃO POPULAR. A MORTE DO LÍDER É ENCENADA E O PALÁCIO SE TRANSFORMA EM UM GRANDE MAUSOLÉU ONDE FIDEL, FEITO UMA JULIETA SHAKESPEARIANA, SOB EFEITO DE UM NARCOLÉPTICO, ESPERA EM VÃO POR UM ROMEU ENCARNADO NAS MASSAS A CHORAR O SEU LÍDER AMADO. NINGUÉM APARECE. E APENAS O CORPO PALACIANO DE SOLDADOS, SERVIÇAIS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CHORAM COPIOSAMENTE O FALSO DEFUNTO. RAUL SE PRONTIFICA EM IR DAR A NOTÍCIA AO POVO ENQUANTO O AGENTE RUSSO, CADA VEZ MAIS EMBRIAGADO DE RUM, PREPARA A CÂMERA E EQUIPAMENTOS DE TV, APÓS TER FILMADO O CERIMONIAL DO VELÓRIO. A PEDIDO DE RAUL, A MESMA DROGA VODOO, EM DOSES BEM MENORES TAMBÉM É MINISTRADA AO AGENTE DA KGB PARA O DEIXAR SONOLENTO E MENTALMENTE DEFICITÁRIO. PARA SURPRESA DE RAUL, MAL SE ESPALHA A NOTÍCIA DA MORTE DE FIDEL, O POVO CUBANO COMEÇA A DAR HURRAS DE ALEGRIA E COMEMORAÇÃO INCONTIDA. AQUILO NÃO PODE, DEFINITIVAMENTE, SER FILMADO! RAPIDAMENTE, ELE ESPALHA UMA NOVA NOTÍCIA INFORMANDO QUE CHE GUEVARA IRÁ SUBSTITUIR FIDEL NO PODER. O POVO, QUE IMAGINAVA ESTAR ENFIM LIVRE DE MAIS UM JUGO CAUDILHESCO, IMEDIATAMENTE CESSA DE COMEMORAR E ENTRA EM UMA TRISTEZA PROFUNDA. EMBRIAGADO COM A CONSTATAÇÃO DE TRISTEZA PROFUNDA DO SEU POVO, RAUL PASSEIA EM UM JIPE MILITAR AO LADO DE RASPUTINHO QUE FILMA O POVO DEPRIMIDO, ENLUTADO, EM EXPLÍCITOS SINAIS DE DOR E PESAR POR TÃO MÍSERA E BREVE ESPERANÇA DE VIVER LIVRE DE TIRANOS. A INTÉRPRETE, ANA PAVLOVUDA GONZALEZ, INTERROGA OS MORADORES QUE DEMONSTRAM INDIGNAÇÃO COM A ASCENSÃO AO PODER DO AVENTUREIRO ARGENTINO E APONTAM OS INSUPORTÁVEIS TRAÇOS DA SUA PERSONALIDADE PSICÓTICA: BRUTAL, INTOLERANTE, VAIDOSO, MISTAGOGO, CHARLATÃO E COVARDE. A INTÉRPRETE TRADUZ PARA O RUSSO, E PARA A CÂMERA, UM DISCURSO TOTALMENTE DIFERENTE, COMO SE O POVO FALASSEM DA DOR E DO DESESPERO DO POVO SEM O SEU “PAIZINHO” NO COMANDO DA NAÇÃO CUBANA. EM SEGUIDA VOLTAM PARA O PALÁCIO ONDE RASPUTINHO TRANSMITE, ILUDIDO (NÃO SE PODE PRECISAR QUAL DE FATO O GRAU DE ILUSÃO EM QUE ENCONTRA O RASPUTINHO NEM O VERDADEIRO EFEITO DA DROGA NO SEU CORPO, POIS ELE NÃO É FILMADO INGERINDO A DROGA), AS IMAGENS DE COMOÇÃO COMO SE FOSSE RELATOS DO POVO CONSTERNADO COM A MORTE DO SEU LÍDER.







                            

 
ANA PAVLOVUDA GONZALES – PERSONAGEM IMAGINÁRIA. ASSISTENTE E TRADUTORA DO CINEGRAFISTA RUSSO. UMA PIN-UP LATINA CAPAZ DE EROTIZAR TUDO QUE TOCA, DE MICROFONES A CABOS DE FOICE. ODEIA A FAMÍLIA BURGUESA E USA A SUA SEXUALIDADE NINFOMANÍACA COMO INSTRUMENTO REVOLUCIONÁRIO, COPULANDO COM TODOS NO PALÁCIO. O TEMPO TODO O SEU CORPO É MANUSEADO PELO EXCITADÍSSIMO FANTASMA DE FULGÊNCIO BATISTA QUE TENTA INUTILMENTE LHE ACARICIAR AS COXAS, OS SEIOS, A BUNDA, SEM SUCESSO - AS MÃOS FANTASMAIS DE FULGÊNCIO ATRAVESSANDO O CORPO DA COQUETTE -, EMBORA ELA NÃO SEJA DE TODO INSENSÍVEL E SE EXCITA SOBREMANEIRA COM TAL ASSÉDIO SOBRENATURAL. USA CAMISAS CAMUFLADAS AMARRADAS NA CINTURA, CABELOS PRESOS SOB UM QUEPE MILITAR E BOTAS RÚSTICAS. SUAS TRADUÇÕES EQUIVOCADAS DOS DIÁLOGOS PARA A LÍNGUA RUSSA PODEM SER MAL-INTENCIONADOS OU SIMPLESMENTE ESTÚPIDOS (PERSONAGEM EM CONSTRUÇÃO).

FULGÊNCIO BATISTA: DITADOR DEPOSTO PELAS TROPAS DE FIDEL, VIVE EXILADO NA ILHA DE MADEIRA, ENVELHECIDO E, QUANDO SONHA – O QUE O FAZ O DIA TODO –, VISITA A SUA ILHA QUERIDA NA FORMA DE UM FANTASMA ONÍRICO, COBIÇANDO AS DELÍCIAS E AS MULHERES, ALÉM DE ASSOMBRAR O FIDEL, O ÚNICO PARA QUEM ELE CONSEGUE APARECER NOS VIDROS E ESPELHOS. SUA ONISCIÊNCIA CONTRASTA COM SUA IMPOTÊNCIA EM INTERFERIR NO RUMO DOS ACONTECIMENTOS. PODERÁ SER USADO COMO FIO NARRATIVO NAS MUDANÇAS MUITO BRUSCAS DE “plots”, CONFERINDO ASSIM UMA PÁTINA SURREALISTA À ESTRUTURA DO ROTEIRO.

      NO DIA SEGUINTE, FIDEL É ACORDADO COM UM ANTÍDOTO E ACONSELHADO A SE RECUPERAR UM POUCO ANTES DE APARECER AO POVO COMO UM LÍDER RESSURRETO QUE VENCEU A MORTE GRAÇAS AO PODER DA CIÊNCIA E DA MEDICINA COMUNISTA. NO KREMLIN, CHE GUEVARA ASSISTE JUNTO AOS LÍDERES DO PARTIDO SOVIÉTICO AS CENAS - TRANSMITIDAS PELA TV EM CANAL PARTICULAR - DO POVO CUBANO DEPRIMIDO COM O QUE FOI EDITADO COMO SENDO UMA COMOÇÃO PELA SUPOSTA MORTE DE FIDEL. CHE GUEVARA NÃO ACREDITA NO QUE VÊ, E INSISTE EM CONTINUAR A AVALIAÇÃO. QUER VER A REAÇÃO DO POVO AO SABER QUE FIDEL RESSUSCITOU E QUE CONTINUARÁ INDEFINIDAMENTE NO PODER. RASPUTINHO RECEBE ORDENS TELEFÔNICAS DE CUBA PARA FILMAR O QUE FORA PEDIDO POR CHE GUEVARA. PREPARA OS EQUIPAMENTOS E PARECE ESTAR MESMO DOPADO, AGINDO SOB O COMANDO E CONTROLE DO SEU NOVO MESTRE RAUL. O IRMÃO DE FIDEL MANDA AVISAR AO POVO QUE CHE GUEVARA NÃO VAI MAIS ASSUMIR O CARGO, POIS DECIDIRA VIAJAR LEVANDO A REVOLUÇÃO A TODOS OS PAÍSES OPRIMIDOS DA AMÉRICA LATINA. O POVO CAI EM ÊXTASE E ENSAIA UM CONTIDO CARNAVAL. A CÂMERA TUDO REGISTRA, OS SOMBREIROS ATIRADOS PARA O ALTO, AS VIOLAS NA PORTA DAS CASAS, OS OPERÁRIOS SORRIDENTES ASSOVIANDO LINDAS CANÇÕES. IMEDIATAMENTE, SEM AUTORIZAÇÃO PARA EDITAR O MATERIAL, AS IMAGENS SÃO TRANSMITIDAS PARA MOSCOU E VISTAS COMO SE FOSSE O POVO VIBRANDO COM A NOTÍCIA DE QUE FIDEL HOUVERA RESSUSCITADO (NA REALIDADE, DISSO O POVO AINDA NÃO ESTÁ CIENTE)! FIDEL TAMBÉM SE EXALTA AO ACREDITAR, ERRONEAMENTE, QUE A NOTÍCIA DA SUA MILAGROSA RESSURREIÇÃO SEJA A CAUSA DAQUELA RUIDOSA COMEMORAÇÃO VISÍVEL NOS ESPORÁDICOS FOGOS DE ARTIFÍCIO CORUSCANDO NAS JANELAS DO PALÁCIO! AO LADO DE KRUSCHEV, UM CHE GUEVARA DESOLADO APELA PARA UMA ÚLTIMA CHANCE. GOSTARIA DE SABER COMO O POVO REAGIRIA Á IDEIA DELE ASSUMIR O PODER (MAL IMAGINANDO QUE ESSA SITUAÇÃO JÁ FORA ENCENADA E FALSAMENTE EDITADA COMO SENDO A MORTE DE FIDEL). QUERIA AVALIAR A ALEGRIA E O ENTUSIASMO DO POVO AO VER UM VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO NA FRENTE DO GLORIOSO PARTIDO COMUNISTA! KRUCHEV ORDENA QUE ALGO SEMELHANTE SEJA FEITO EM HAVANA, DESTA VEZ ANUNCIANDO, QUE, APESAR DE RESSURRETO, O CAMARADA FIDEL NÃO TEM MAIS CONDIÇÕES FÍSICAS, SENDO PRONTAMENTE SUCEDIDO PELO COMANDANTE ERNESTO CHE GUEVARA. A TROCA DE ORDENS E MENSAGENS VIA TELEFONE ENTRE O KREMLIN E HAVANA É UM TEATRO DENTRO DE OUTRO, COM RAUL ORGANIZANDO TODAS AS FALAS E PRESSIONANDO OS TRADUTORES. PARA CONTINUAR SUSTENTANDO A FARSA, RAUL CASTRO JÁ TRAMAVA HÁ MUITO UM JEITO DE INFORMAR AO POVO QUE, DE FATO, FIDEL HAVIA RESSUSCITADO E VÊ UMA OPORTUNIDADE DE OURO NESSA DELIBERAÇÃO DE MOSCOU. ENQUANTO O CINEASTA E AGENTE RASPUTINHO, CADA VEZ MAIS DOPADO, SE ENCARREGA EM DOCUMENTAR O POVO NAS RUAS, RAUL INFORMA, ATRAVÉS DO RÁDIO E DOS ARAUTOS, QUE FIDEL CASTRO, GRAÇAS AO PODER QUASE MILAGROSO DA MEDICINA CUBANA, FORA RESGATADO DA MORTE APARENTE E DEVOLVIDO, SÃO E SALVO, AOS BRAÇOS DO SEU AMADO POVO. AO MESMO TEMPO, RASPUTINHO E O KREMLIN SÃO INFORMADOS QUE ESTAS NOVAS FILMAGENS, DESTA VEZ TRANSMITIDAS AO VIVO PARA NÃO DEIXAR DÚVIDAS NENHUMA, É A REAÇÃO DO POVO À ASCENSÃO DE GUEVARA AO TRONO SOCIALISTA. O POVO, AO SABER QUE FIDEL NÃO MORRERA DE FATO E QUE VOLTARÁ AO PODER, DESTA VEZ MAIS PODEROSO AINDA, POIS HAVIA VENCIDO A MORTE E DISPOSTO, PORTANTO, A GOVERNAR INDEFINIDAMENTE..., O POVO CAI EM PROSTRAÇÃO E DESÂNIMO, COM RASPUTINHO A FILMAR CRIANÇAS FAMINTAS E LARGADAS PELAS RUAS DESCALÇAS, IDOSOS EMBRIAGADOS E INCONSOLÁVEIS DONAS DE CASA MURMURANDO SEU DESGOSTO. UM CÉU CINZENTO E ANIMAIS ESQUELÉTICOS CONTRIBUEM PARA O CLIMA DE DESOLAÇÃO COMO SE O CINEASTA RASPUTINHO DESEJASSE ENFATIZAR A DEPRESSÃO POPULAR CAUSADA PELA TRISTE ALVÍSSARA. AS CENAS SÃO TRANSMITIDAS E KRUCHEV NÃO TEM ALTERNATIVA SENÃO INFORMAR AO DESAPONTADO CHE GUEVARA – ENGANADO E SUPONDO QUE AQUELA MELANCOLIA VISTA NA TV FOSSE CAUSADA PELA SUA SIMULADA ASCENSÃO – QUE ELE DEVE DESISTIR DE SUAS PRETENSÕES. ELE AQUIESCE E PARTE PARA O EXÍLIO COM A MISSÃO DE LEVAR SUA REVOLUÇÃO A OUTROS POVOS LATINOS. EM HAVANA, RAUL E FIDEL COMEMORAM. RASPUTINHO, SE RECUPERANDO DA DROGA MINISTRADA PELO FEITICEIRO, AVISA QUE O POVO PRECISA SER INFORMADO DE QUE CHE GUEVARA NÃO VAI MAIS ASSUMIR, QUE IRÁ CUIDAR DE EXPORTAR A REVOLUÇÃO (COMO ELE E O KREMLIN IMAGINAM QUE SEJA O ATUAL ESTADO DAS COISAS ENTRE A POPULAÇÃO DA ILHA, EMBORA O DESCOMPASSO, CAUSADO PELO ARDILOSO IRMÃO, JÁ TIVESSE ANTECIPADO ESSA SITUAÇÃO ALARDEADA QUANDO QUISERAM SIMULAR A ALEGRIA POPULAR, FALSAMENTE ATRIBUÍDA À RESSURREIÇÃO DE FIDEL). RAUL NÃO SE FAZ DE ROGADO. DIZ PARA RASPUTINHO IR DORMIR QUE NOS OUTRO DIA ELES IRÃO FILMAR A REAÇÃO DO POVO À RENÚNCIA DE GUEVARA, SUA PARTIDA PARA O EXÍLIO E A VOLTA TRIUNFAL DE FIDEL AOS BRAÇOS DO SEU AMADO POVO, DESTA VEZ, INDEFINIDAMENTE. HORAS ANTES DE SAIR PARA AS FILMAGENS, RAUL, EM UM GOLPE ATREVIDO E FINAL, SABENDO QUE NÃO HAVERIA MAIS ESPAÇO PARA GUEVARA CASO SUAS PRETENSÕES FOSSEM VENCIDAS, ORDENA QUE A RÁDIO OFICIAL ANUNCIE AOS QUATRO CANTOS DA ILHA QUE CHE GUEVARA MORRERA EM COMBATE CONTRA O EXÉRCITO BOLIVIANO. HORAS DEPOIS O JIPE COM RAUL E RASPUTINHO CHEGA À PRAÇA E AOS CANAVIAIS A TEMPO DE OUVIR OS APUPOS FESTIVOS, A ALEGRIA ESPONTÂNEA DO POVO EM SABER QUE, PELO MENOS DE UM TIRANO ELES ESTARIAM LIVRES, APESAR DO OUTRO ENCASTELADO NO PALÁCIO DE LA HABANERA! MAL SABIA O RAUL QUE, PROFETICAMENTE HAVIA PREVISTO, COM SUAS TRAMAS MAQUIAVÉLICAS, A MORTE DO CHE GUEVARA NAS FLORESTAS E A SEMI-IMORTALIDADE DO FIDEL CASTRO (A PROCRASTINADA MORTE DESTE SERVINDO, NAS INTENÇÕES IMPLÍCITAS DO FILME E ROTEIRO, PARA LANÇAR SUSPEITAS DE SER ESSE ARGUMENTO UMA VERDADEIRA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO FINALMENTE REVELADA AO PÚBLICO E CONFERINDO AO EVENTUAL FILME NESTE ARGUMENTO INSPIRADO UMA CREDIBILIDADE QUE TRANSCENDA O VAUDEVILLE, O ESPÍRITO JOCOSO, BURLESCO E BUFÃO EM FOI IMAGINADO). EM CONTRASTE COM O POVO FESTIVO NAS RUAS, OS CRÉDITOS DESCEM AO SOM DA MELODRAMÁTICA CANÇÃO DO GRUPO ABBA, DE NOME FERNANDO, O CODINOME DE CHE GUEVARA NA AVENTURA DA BOLÍVIA, MÚSICA FEITA EM SUA HOMENAGEM. COMPLETA OS CRÉDITOS, CENAS REAIS DA CAPTURA E MORTE DO MITO.

FIM
Share this post

4 comentários :

Blog do Cassi disse...

Projeto em Construção

Blog do Cassi disse...

O roteiro proposto investe na desconstrução de um mito e é, portanto, explicitamente panfletário, uma espécie de desengajamento doutrinal. Pretende ser uma comédia do gênero Vaudeville, com fortes apelos teatrais, primando por cenas longas em cenários fixos e diálogos rebuscados. Inspirado no Barroco Cubano, também conhecido como Habanera, teremos como arco-do-roteiro o desenrolar de uma trama em duas dimensões: de um lado, as notícias falsas divulgadas pelo governo cubano para testar a reação do povo, do outro lado, a reação do povo capturadas por um documentarista soviético – desconhecedor da língua cubana – e transmitida via TV fechada para o Kremlin, em Moscou. Em função de um descompasso entre as notícias propaladas e a rotulação das imagens editadas e enviadas pelo Cineasta aparentemente enganado, reações imprevisíveis vão surgindo e se revelando profundamente verdadeiras como se a produção da verdade dos fatos obedecesse a uma lei da lógica formal onde FALSO mais FALSO é igual a VERDADEIRO independente da referência. Há algo parecido no cinema de Hitchcock, onde o fluxo das imagens encontra no encadeamento lógico da narrativa o seu ponto de escansão, lha emprestando a dramaticidade que em si mesmas não têm! Aqueles rostos lindos e serenos cheios de uma mórbida culpa e de um iminente perigo que parecem vir de outro lugar e outro tempo! Suspeitamos que a personagem RASPUTINHO venha a ganhar um dinamismo profundamente transformador ao longo do roteiro (e do filme). Ele é um cineasta, irá filmar o povo cubano nas ruas e vilas do país, trará consigo as inspirações eisensteinianas e a paixão eslava por longos e desesperados cenários. Dificilmente o roteirista e/ou o diretor deixarão de sentir por ele a empatia e o pendor para fazer gravitar em sua "entourage" o cortejo dos acontecimentos! Será ele também um ângulo de distanciamento (ironicamente brechtiano) para intensificar o estereótipo farsesco com o qual desejamos patinar os dois líderes sagrados da Revolução cubana. Seremos também, profundamente antiglauberianos, considerando ter Glauber Rocha filmado seu melhor filme sobre política, Terra em Transe, como uma ode ao espírito Revolucionário latino americano, com o protagonista interpretado por Jardel Filho, encarnando a condição trágica do poeta redentor. Nossos protagonistas, verdadeiros anti-heróis, são charlatões e trambiqueiros e sob o manto edulcorado da ideologia redentora do socialismo humanista, mostram ao destino cego suas unhas gordas de vis ratazanas! Outra personagem que promete ganhar amplitude e e densidade carismática será o jovem Raul Castro, manipulador das circunstâncias que, no experimentalismo imprevisível a que se atira, criando situações em relação as quais não pode prever as consequências, revela o mesmo espírito aventureiro e inescrupuloso do irmão, comandante supremo da Ilha fantasiosa. Para caracterizá-lo, pensaremos um Raul Castro intuitivo, sagaz, extremamente dissimulado e, apenas para quebrar o arquétipo de um romântico herói dos filmes de capa e espada, lhe atribuiremos um deplorável tipo físico, míope, cheio de tiques e vícios ou anatomicamente desumano. Sem pretender ser um cinema pedagógico, descompromissado de qualquer viés ideológico, o roteiro tenderá para uma comédia burlesca de costumes, permitindo desenhar diversos e antológicos tipos humanos presentes no escopo da história: a mulher guerrilheira, os tiranetes tão comuns na história do poder (como se entre o poder e seus entronizados só houvesse uma distinção formal, a verdadeira Democracia e Liberdade não passando da mais recalcitrante utopia) e, por fim, o povo, essa abstração que pulsa e grita, geme e trabalha, mas que não passa de mera potencialidade através da qual emerge os tipos carismáticos, patifes ou não, que tomam as rédeas da história, para a nossa profunda desilusão! Que a Arte nos permita rir dos tiranos e nos livre, ainda que no curto intervalo de uma projeção cinematográfica, da sua insidiosa e "belisquenta" opressão!

Blog do Cassi disse...

 DESCRIÇÃO:
Argumento cinematográfico de longa metragem e temática ficcional. A
história se passa na Ilha de Cuba, em sua Capital, Havana, mas com
cenas em Moscou, onde se encontra um dos protagonistas, o
Comandante Ernesto Che Guevara, e as ruas de Havana onde a
comoção do povo humilde à supostas notícias de alternância no poder
é documentado (e falseado). Uma comédia de ambientação histórica e
francamente arrivista, a zombar de ícones “sagrados” do imaginário
latino americano: os Líderes da Revolução comunista Cubana! O
Roteiro pode ser visto como um exercício de metalinguagem bem ao
gosto da extinta “Novelle Vague” e, ao longo do desenvolvimento,
iremos buscar referências estéticas dessa escola que criou gênero na
História do Cinema. O que propriamente caracterizaria o exercício de
metalinguagem? O fato de ser um filme sobre outro filme, afinal, todas
as ações e reações políticas que pontuam o roteiro convergem para a
documentação cinematográfica à cargo do agente soviético e cineasta
RASPUTINHO que edita e transmite o material filmado para a sede do
Politburo soviético. A originalidade ficará a cargo do caráter
imprevisível com que o registro documental é concebido: à mercê e
sabor dos resultados inesperados das massas populares aos fatos
oficiais divulgados. É como se o Protagonista RAUL CASTRO, ao dirigir
a trama política também estivesse dirigindo a produção do
documentário em co-direção com o cineasta soviético. Mas, e
principalmente, a originalidade suposta se deve ao fato de se estar
tratando da produção de um MOCKMENTARY, um falso documentário
em terras cubanas, antecipando assim, ficcionalmente, a origem desse
gênero que hoje causa tanta discussão nas TV’s pagas, com filmes sobre
a existência de sereias e de dragões, cujos fósseis foram descobertos
por equipes de conceituados cientistas, e tantos outros, a conferir. A
trilha sonora poderá ser um aspecto notável no caso de uma eventual
produção do roteiro, visto o caudaloso repertório de gêneros e ritmos
musicais típicos da Ilha e de todo o Caribe. Pensamos no antológico
Buena Vista Social Club, de Win Wenders, como referência musical.
Para finalizar, considerando se tratar de uma comédia sobre figuras
lendárias da história mundial recente, propomos também uma
tradução simultânea do roteiro, na eventualidade de captação de
recursos internacionais ou parcerias.

Blog do Cassi disse...

Vejam neste mesmo blog o Roteiro pronto em primeiro Tratamento:

https://cassianoribeiro.blogspot.com/2015/03/zumbis-do-caribe-roteiro.html