domingo, 16 de janeiro de 2022

QUODLIBETAS & QUESTIO DISPUTATIUM


 

TESE: Sabemos, graças ao filósofo Espinosa, que os afetos são pertinentes aos corpos e que, principalmente, são exteriores a eles, isto é, relacionais. Todo afeto sendo afeto de um corpo sobre outro que lhe é, por definição, distinto. Calhou-me hoje pensar em um tipo muito singular de afeto. O afeto por si mesmo, cujo exemplo mais prosaico e fácil de experimentar seria a autoestima. Vamos mais longe e pensemos o amor que temos pela criança que fomos, pelo idoso que seremos. Quando perseguimos um sonho apenas por ele ter embalado nossa dourada juventude, quando nos emocionamos com a inocência da nossa infância, quando nos prevenimos para garantir o conforto e os cuidados necessários na velhice... Em todas essas atitudes, demonstramos um sentimento quase espiritual pelo nosso próprio eu. Diferente da autoestima - quando me afeto pelo indivíduo que sou, bien entendu, esse corpo que tenho agora -, nos outros casos, eu me afeto por algo que não existe mais ( a criança que eu fui) ou que não existe ainda (o idoso que serei). Não se trata, portanto de afeto entre corpos, mas entre meu corpo e outra coisa incorporal que subsume a totalidade da minha vida para além do tempo dos corpos, o presente. Essa outra coisa é a minha alma. Para usar uma expressão cara ao Fernando Pessoa, “Alma Profunda de Origem Divina”! É a minha alma que se comove com os sonhos do passado e que se inquieta com os males do futuro! Tais afetos incorporais, aos quais um dia pretendo dedicar um estudo meticuloso, é a prova irrefutável de que temos sim, uma alma substancial e eterna! Que essa compreensão dela seja para vocês como um “cogito cassiânico” e que uma nova filosofia espiritual possa ser construída a partir dessa pedra fundamental.

 

 

ANTÍTESE: Quando encontramos um texto nosso, bastante recente, em um caderno esquecido, nos limitamos a digitá-lo ou publicar sem grandes alterações; mas se for algo muito antigo, esquecida até as circunstâncias e as inspirações sob as quais fora escrito, não hesitamos em corrigir, manusear e transformar profundamente o que outrora escrevemos, demonstrando assim como, com o passar dos anos, nos modificamos tão substancialmente, que até perdemos o respeito pelo que éramos antigamente!

Share this post

0 comentários :