sábado, 6 de julho de 2019

A ÓPERA E O PÓ DO MALANDRO!



  


 Ninguém duvida que esse militar recentemente capturado com 39 quilos de cocaína em um avião da comitiva presidencial seja uma veterana mula do tráfico, com dezenas de outras remessas bem sucedidas no passado. Reportar-me-ei a um caso pregresso dele agora por fontes secretas a mim revelado. Meados da primeira década do milênio, sob o governo do famigerado Luís Inácio Lula da Silva, e a nossa personagem carregava uma mala com 35 quilos de cocaína no avião presidencial com destino à Paris. Não teve esse facínora nenhum problema com a Alfândega, mas teve outro muito mais especioso e bem menos diplomático. Em um hotel do Pigalle, zona boêmia de Paris, ele devia entregar metade dos 35 quilos para um traficante belga, um terço, para um alemão ex-membro da Staze e uma nona parte da carga para um terrorista da Camorra italiana. O problema é que nenhuma parte perfazia um número inteiro e a carga estava dividida em pacotes de um quilo.  Não havia balanças de precisão consigo e os destinatários, rudes concorrentes no tráfico de drogas, esperavam impacientes no saguão do hotel, armados até os dentes e avessos, por ignorância e temor, a qualquer tipo de improviso ou concessão. Suando frio e já temendo morrer fuzilado em um quarto de hotel, como um pastiche vivo do único livro que lera na vida, A Morte de D. J. em Paris, do escritor mineiro Roberto Drummond, onde a psicodelia rastaquera do autor ilustrava com perfeição sua paranoia sudorífera no hotel sem chauffage daquela canícula francesa, ligou para seu contato, o petista e compositor Chico Buarque, pedindo-lhe desesperadamente a sua ajuda. Chico chegou ao hotel em poucos minutos. Ao saber do dilema matemático da pobre mula, teve mais uma de suas ideias geniais: mandou chamar os gângsteres ao quarto e, em um impecável francês de banlieur, apresentou sua solução:
_ Amigos! Permitam-me acrescentar à mala com 35 quilos de pó, este outro pacote de um quilo que guardo aqui no cofre deste hotel. Com isso passamos a ter 36 quilos. Você, caro Poirot, que iria receber a metade de 35, 17 quilos e meio, passará a receber 18 quilos. Óbvio que não irá se queixar! Você, camarada Rudolf, iria receber um terço de 35, 11 quilos e seiscentos gramas aproximadamente, receberá exatos 12 quilos! Parabéns! E você, caro bambino, que levaria a nona parte, 3 quilos e uma fração incalculável, levará para casa 4 quilos! Todos sairão ganhando!
E assim fazendo, Chico Buarque entregou aos traficantes os pacotes de um quilo de pó. 18 para um, 12 para outro e 4 para aqueloutro. Com um total de 34 pacotes entregues, sobraram 2 pacotes dos 36 originais. Chico apanhou os dois, guardou-os no cofre do hotel com seu velho conhecido, o gerente Nicholas Camus, e se despediu com mesuras e salamaleques do atônito sargento do tráfico, admirado da inteligência e sagacidade ladina do famoso malandro petista da música popular brasileira!

Share this post

0 comentários :